Atualização dos Produtos Consistema
Dicas Importantes
Antes de iniciar a atualização, realize um backup dos sistemas: Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial e cópia completa da pasta Senior.
- Certifique-se de possuir acesso a FTP na máquina onde estará sendo executado a atualização, caso contrário, não será possível baixar os arquivos.
- Certifique-se de possuir senha de tecnologias para produtos Senior (Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial).
- Certifique-se de que nenhum usuário esteja utilizando o sistema no momento da atualização, caso queira visualizar as pessoas conectadas no sistema, execute o SGU.exe com o parâmetro –V
- Se ocorrer alguma mensagem de erro no processo de personalização da base de dados ou durante a compilação de formulários que você verá adiante, dê um print screen na tela e envie para nosso suporte técnico.
Caso possua GTS e GEB é obrigatório a atualização do GEB (Gestão de Pessoas) antes do GTS (ERP Empresarial, caso contrário, erros serão apresentados por falta de objetos na personalização de bases do ERP Empresarial. O tempo de processamento, vai depender do ambiente do cliente, Servidor, Banco de Dados e tamanho da base.
1) Download Arquivos
Acesse o endereço http://www.consistema.com.br/atualizacao/ para realizar o download da versão. Após acessar, você visualizará a seguinte estrutura de pastas: Gestão de Pessoas telas.zip ERP Empresarial telas.zip Faça a cópia deste(s) arquivo(s) para o seu computador e descompacte.
2) Importar Tela Atualizador
Tanto para Gestão de Pessoas quanto ERP Empresarial, acesse o menu Recursos > Implementações > Telas (SGI) seja e faça a importação da tela conforme tela abaixo:
Após digitar o usuário e senha de tecnologia Senior, selecione as opções: Arquivo > importar
Será aberta a tela para informar a pasta e subpasta que estão localizados os arquivos a serem importados. Selecione a pasta onde os arquivo de telas foi descompactado.
Importante: no módulo Gestão de Pessoas os arquivos são (T000CRV) e ERP Empresarial (T000CRS).
Selecione o arquivo e clique no botão importar que está no rodapé da tela, logo após surgirá mensagem perguntando se deseja substituir, marque a opção: aplicar a todos os itens deste tipo e clique no botão substituir.
Ao término da importação o sistema emitirá a mensagem de importação concluída com sucesso, conforme tela abaixo:
Após finalizar a importação, selecione as opções: Arquivo > Gravar Alterações.
Após isto compile apenas a tela T000CRV (Gestão de Pessoas) ou T000CRS (ERP Empresarial), por meio das opções: Sistema > Compilar Formulários, selecione o referido formulário e clique no botão compilar
Após esta ação, será emitida a mensagem: "Formulários selecionados compilados com sucesso", conforme abaixo:
Clique no botão Ok da tela de compilação e logo após selecione as opções: Arquivo > Gravar Alterações, logo após Arquivo > Sair para fechar a tela do gerenciador.
3) Iniciar Atualização
3.1) Acesse o menu [Consistema Soluções][Utilitários][ Auto-Correct/Instalador]
Será aberta a tela conforme abaixo:
Clique no botão “Baixar Arquivos“, este procedimento irá baixar do FTP da Consistema, os arquivos necessários para atualização dos produtos: script, regras, webservices e relatórios. Os arquivos serão baixados para a pasta de Log's configurada no SeniorConfigCenter de acordo com o sistema logado Gestão de Pessoas ou ERP Empresarial. Ao término do download será apresentado o caminho onde foram salvos. O atualizador irá sugerir o caminho do arquivo de script baixado conforme tópico anterior. Clique no botão Instalar/Atualizar Versão, surgirá a mensagem: Executar o processo de atualização? responda Sim. Após execução do script, será exibido mensagem com orientação para acessar o CBDS e aplicar personalização. Caso o atualizador identifique que será necessário fazer alteração de chave em alguma tabela, este processo deverá ser executado 2 vezes. O atualizar exibirá mensagem com a orientação.
3.2) Aplicar Personalização na Base Gestão de Pessoas Acesse o CBDS do sistema desejado (Gestão de Pessoas ou ERP Empresarial) e selecione as opções Arquivo > conectar.
Selecione o Ambiente:
Selecione o produto que deseja aplicar:
“Confirmar personalização no banco”
Após clicar no ícone acima surgirá a mensagem conforme abaixo:
Clique na opção sim e surgirá a seguinte tela:
Surgirá uma tela informando as tabelas, campos, enumerações, triggers, stored procedures a serem criadas e atualizadas, clique na opção OK e aguarde o término das atividades.
Finalizado o processo saia do CBDS e acesse o sistema. Volte para o tópico 3.1.
Importante: caso tenha sido exibido mensagem de alteração de chave, será necessário informar o arquivo de script novamente, caso contrário, execute o processo seguinte 3.3.
3.3) Aplicar Auto-Correct
Acesse o menu [Consistema Soluções][Utilitários][ Auto-Correct/Instalador] e clique no botão abaixo:
Este processo irá atualizar menus, modelos de relatórios, regras, atribuir conteúdo padrão para novos campos criadas.
Após este processo pode ser necessário aplicar personalização de base, o atualizador irá informar caso necessário. Finalizando o processo de atualização, será exibida a tela abaixo:
3.3) Importar Webservice
Recursos > Implementações > editor de webserivce, conforme abaixo:
Na tela que será aberta, clique na seta da palavra Provedores > interno:
Clique nas opções: Arquivo > Importar, informe o arquivo geral.ssf no campo “arquivo origem”, marque os webservices que serão listados e clique no botão executar.
Feche a tela do editor de webservices. Caso o sistema solicite salvar as alterações, informe que Sim.
3.4) Compilar Telas
Recursos > Implementações > Telas (SGI)
Após digitar o usuário e senha, selecione a opção Sistema > Compilar Formulários > Todos.
Importante: neste momento, podem aparecer erros em telas implementadas pelo cliente.
Entre em [Recursos][Implementações][Regas][Editar]
3.5) Compilar Regras
Acesse o menu [Regra][Compilar Todos].
3.6) Reiniciar Serviço
Acesse os serviços do windows e reinicie o serviço Senior Middleware.